• Fernando Fontana

Geek Comics Araraquara

Um Evento que chegou para ficar


Foi Lendário!!!

Durante o último final de semana marquei presença no Beco dos Artistas da 1ª Edição da Geek Comics Araraquara, realizada nas dependências do SESC.


É natural que em um evento realizado pela primeira vez, ocorram falhas, uma vez que os organizadores ainda estão testando a data, o formato, as atrações e tudo mais que cerca este acontecimento.


Não se busca a perfeição, mas proporcionar uma experiência que faça o público querer retornar nos próximos anos.


Se este era o objetivo, os responsáveis pela Geek Comics Araraquara podem comemorar.


ESPAÇO


Se você está chamando o pessoal para uma festa, é bom que tenha um lugar decente para recepcioná-los. Eu já tive a péssima experiência de comparecer em um evento com iluminação ruim, apenas dois banheiros com filas imensas (na metade do evento estavam imundos e sem condições mínimas de uso) e com uma praça de alimentação incapaz de atender o volume de pedidos (acabou o refrigerante).


Nesse aspecto, difícil imaginar melhor estrutura do que a proporcionada pelo SESC Araraquara, com espaço amplo, coberto, bem iluminado, banheiros em grande quantidade e sempre limpos, uma lanchonete que dispunha de uma grande variedade de comida e bebida, além de equipe de apoio e segurança.


Quem foi não reclamou do local.


A pergunta agora é: Foi muita gente?


PÚBLICO

Certo, a razão de existir de qualquer destes eventos é o público, e seu sucesso depende da sua presença.


Em tempos de internet e Netflix, não é lá muito fácil convencer as pessoas a saírem do conforto de suas casas. Este não foi o caso da Geek Comics, que em dois dias, levou mais de 4.000 pessoas para o SESC, garantindo um sorriso no rosto dos organizadores e da galera que saiu de suas cidades para expor e vender seus trabalhos.


Não dá pra negar que a entrada gratuita contribuiu, e muito, para o número expressivo, mas está longe de ser o único fator.


De nada adianta ser gratuito, se ninguém souber que o evento está acontecendo, e foi-se o tempo em que "de graça até injeção na testa", logo, foi feita uma grande divulgação em vários veículos de comunicação, e apresentadas atrações para motivar as pessoas a comparecerem.


BECO DOS ARTISTAS


O pessoal do Omelete não cansa de dizer que o Beco dos Artistas é o coração da CCXP, e assim foi com a Geek Comics Araraquara, com mais de trinta autores e quadrinistas expondo seus trabalhos para quem circulava pelo local.

O Beco dos Artistas foi um sucesso

Eventos como este são uma das melhores maneiras do artista expandir seu público. É claro que vender o suficiente para pagar as despesas é sempre bem vindo.


Não posso e não vou falar por todos, mas conversando com o pessoal, acredito que o sentimento geral é de que as expectativas foram atendidas, com boas vendas, novos contatos e muito bate papo.


ATRAÇÕES


Logo na primeira edição foram convidados os dubladores Márcio Seixas (a voz de Spock, James Bond e Batman) e Marcelo Campos (Yu-Gi-Oh e Shurato). Ambos falaram sobre suas carreiras e os personagens que dublaram.

Márcio Seixas fala sobre o Batman

Seixas também falou sobre sua experiência dublando o Batman e a convivência com Herbert Richers, produtor de cinema e fundador do principal e mais conhecido estúdio de dublagem brasileiro.


Ambos deram autógrafos e tiraram fotos.


Além de duas lendas da dublagem, o evento contou com Espaço K-Pop, jogos de RPG, Board Game, Card Game, Geek Quiz e, para encerrar com chave de ouro, a banda Griswolds, com um repertório inteiramente voltado para o público Geek, cantando temas de filmes e séries.


AVALIAÇÃO FINAL


A Geek Comis Araraquara deu uma aula de como atender bem o público, sua principal razão de existir, e os quadrinistas, autores e artistas que fazem o show.


É estranho não apontar nenhuma falha, e elas provavelmente existiram, mas se eu tenho que pensar muito para encontrá-las, então não merecem ser citadas aqui.


Nem só de CCXP vive o Nerd, e Araraquara estreia no mapa dos eventos Geek com o pé direito.


Que venham muitas outras edições.


54 visualizações

Facebook

  • Facebook Social Icon

© 2019 por FERNANDO FONTANA Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now