• Fernando Fontana

Hollywoodland: Bastidores da Fama

O mistério por trás da morte de George Reeves, ator que interpretou Superman










Você sabia que além de interpretar o Batman, Ben Affleck também interpretou o Superman? Bem, não exatamente o Homem de Aço, mas George Reeves, primeiro ator a interpretar o personagem na série de TV "As Aventuras de Superman", exibida na década de 50.


Metalinguagem, aqui vou eu!


O filme "Hollywoodland: Os Bastidores da Fama" (2006), conta a história do ator e de sua misteriosa morte, uma vez que, um ano após o cancelamento da série, ele foi encontrado em seu quarto, baleado na cabeça, e, apesar da polícia concluir que se tratava de suicídio, houve forte suspeita de que na realidade fosse um assassinato, possivelmente encomendado por Eddie Manix, um dos chefões do estúdio MGM, cuja esposa, Toni Manix, foi amante de Reeves durante anos.

George Reeves (Affleck) e Toni Manix (Diane Lane)

Inconformada com a conclusão da polícia, a mãe de Reeves contrata Louis Simo (Adrien Brody), detetive particular, para investigar o caso.


A partir daí o filme se divide em tempos diferentes, nos mostrando o desenrolar da investigação de Simo, e a vida de Reeves, incluindo sua atuação como Superman.


Curioso descobrir que Reeves estava longe de querer o papel, por achá-lo infantil e sem futuro. Lembre-se que a TV ainda não estava em seu auge, não existia Comic Con ou filmes de super-heróis faturando bilhões.


O sucesso da série com as crianças pegou o ator de surpresa, e, ao contrário do que se esperava, ela teve seis temporadas e 104 episódios, ficando no ar entre 1952 e 1958.

Superman tomando um trago

Tamanho sucesso como Superman teve um preço. Diversos atores tiveram seus rostos atrelados a um personagem, tornando-se praticamente indissociáveis.


Lembro de estar assistindo o seriado Band of Brothers e ver o ator David Schwimmer se esforçando para interpretar um tenente linha dura no campo de treinamento para soldados norte-americanos, esperando pela próxima piada de Ross Geller, personagem que ele interpretou na série Friends por 10 anos.


O mesmo aconteceu com George Reeves, que ao tentar outros papéis, passou a ser recusado porque as pessoas viam apenas Superman.


A possível depressão causada por não obter papéis mais sérios, acabou acrescentando mais fermento nas teorias sobre sua morte. Teria ele se matado por não alcançar os objetivos que traçou para sua carreira?

Detetive Louis Simo

No filme, o detetive Louis Simo tenta todos recursos possíveis para encontrar o culpado pela morte de Reeves.


Simo é um detetive noir clássico, com sua vida bagunçada, separado da mulher e do filho, trabalhando por trocados, bebendo em excesso, desrespeitado pela polícia e por outros detetives.


Embarca na investigação por acaso, e passa a trabalhar para a mãe do ator, através da dica de um ex parceiro.


Seu maior problema é fuçar em um caso que a polícia já encerrou, com uma morte que muitos querem ver esquecida, incluindo um homem poderoso e influente.


A interpretação de Brody passa uma ideia de que o detetive tenta transmitir um controle da situação de que fato não tem, e que ele abocanhou algo maior do que pode mastigar.


Diane Lane e Ben Affleck funcionam muito bem, ele consegue demonstrar o desprezo pelo papel, ao mesmo tempo em que aprecia a fama que ele traz, para logo depois ficar deprimido com a carreira amarrada ao Superman. Ela interpreta uma mulher apaixonada, que dá tudo o pode ao seu amante, mas que sabe que pode perde-lo a qualquer momento, pois não é capaz de dar aquilo que ele deseja. Ela demonstra com um olhar a percepção de que o está perdendo.


Hollywoodland não é um filme de ação ou de super-heróis, como o próprio nome diz, é sobre os bastidores da fama, que Reeves conquistou interpretando o Homem de Aço, sobre sonhos não realizados e obsessão.


Nas décadas de 70 e 80, outro ator de sobrenome parecido, Christopher Reeve, também viria a interpretar Superman em quatro filmes, tendo sua imagem fortemente ligada ao personagem. Em 1995, após cair de um cavalo, ficou tetraplégico, dando origem ao rumor de uma maldição que acompanharia os interpretes do Superman.


Mas isso é outra história...

13 visualizações

Facebook

  • Facebook Social Icon

© 2019 por FERNANDO FONTANA Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now