• Fernando Fontana

IFSP Campus Catanduva: IV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Uma conversa descontraída sobre literatura, a profissão de escritor, roteiro e personagens.


Ontem, dia 21/10, tive a oportunidade de participar de um bate-papo com alunos do Instituto Federal em Catanduva, ao lado de Rogério de Mello Godoy, vulgo Roj Ventura, autor do OPERA RPG e os livros jogos "Trancado por Dentro" e "O Rei Coelho Queria Enganar a Morte", entre outros.


Trata-se apenas do primeiro dia da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, realizada pelo Instituto, que contará também com as presenças de:


Dia 22/10: Sid Castro, ilustrador, escritor e quadrinista, e do jornalista e escritor Marcos Vinício, autor do romance "Indomável".


Dia 23/10: Fernando Huega, professor e autor do mangá "Rhazen".


Dia 24/10: Bianca Brighenti, autora do romance "Manhãs Esquecidas", João José, autor de "Poesias de um Garoto Qualquer" e da sempre elétrica Isabela Bistafa, autora do romance "O Jogo".

Em uma conversa com Roj e com os alunos, falamos sobre os caminhos possíveis para se publicar um livro, e a importância da leitura e do cinema, inclusive como fonte de inspiração para nossos próprios textos.


Também foram abordados temas como a construção de personagens verossímeis, e que tomem atitudes que façam sentido com seu histórico, assim como sua evolução e arco dramático, além do uso da imaginação do leitor em prol de sua narrativa e como determinados acontecimentos podem quebrar a suspensão de descrença e arruinar a experiência do leitor.


A organização do evento tomou a atitude temerária de deixar eu e Roj à vontade para falarmos sobre o que quiséssemos, o que resultou em uma viagem que foi do diretor Todd Phillips e suas inspirações para o filme Coringa, passando por Breaking Bad e a transformação de Walter White em Heisenberg, terminando em Incidente em Antares de Érico Veríssimo.

Vale destacar a presença da paciente intérprete de libras disponibilizada pelo Instituto e que conseguiu traduzir todas as nossas insanidades.


Finalmente, para encerrar, tivemos o sorteio de brindes, com livros de minha autoria e de Roj Ventura, com destaque para o sensacional "Trancado por Dentro", o qual o autor fez questão de destacar que faria o leitor odiá-lo.


Ah sim, Roj também doou para a biblioteca o Módulo Básico do RPG OPERA e dois Cenários, inaugurando assim a seção de RPG do Instituto Federal. Também nos comprometemos a levar o projeto "Quadrinhos na Escola" para o Instituto Federal.


Para saber mais sobre este excelente projeto e as outras atividades do Roj, acesse:


http://baralhonarrativo.blogspot.com/ ou http://observadores.tk/


Fica aqui mais uma vez o meu agradecimento à organização do evento.


Foi uma tarde muito agradável.

21 visualizações

Facebook

  • Facebook Social Icon

© 2019 por FERNANDO FONTANA Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now