• Fernando Fontana

Jean Claude Van Johnson

Uma série que não se leva a sério e consegue divertir


Você lembra do Jean Claude Van Damme?


O cara que fez "O Grande Dragão Branco", "TimeCop", "Soldado Universal", entre muitos outros clássicos do cinema brucutu dos anos 80 e 90?


E se eu te disser que ele na realidade se chama Jean Claude Van Johnson, agente de uma agência secreta, atuando disfarçado como ator?


Pois esta é a premissa desta série lançada em 2017 pela Amazon Prime, com seis episódios com cerca de 30 minutos cada.


Logo de cara fica claro que esta é uma série que não se leva a sério, e que pretende ser uma paródia do cinema que fez de Van Damme um sucesso e lhe rendeu fama e milhões, mas que agora o esqueceu.

As referências estão lá aos montes, desde o Dim Mak, golpe da morte que desafia as leis da física em "O Grande Dragão Branco", até o famoso espacate, movimento em que Van Damme é mestre e já fez até em comercial de caminhão.


Você sempre quis saber a razão pela qual os bandidos que estavam cercando Van Damme se aproximavam para lutar um por vez, ao invés de todos de uma vez?


A explicação está logo no primeiro episódio.


Qual filme é melhor, TimeCop (1994) ou Looper (2012) com Bruce Willis?


TimeCop, é claro, um dos personagens afirma sem medo.

Acredite, tem de tudo nesta série, um cartel de drogas, corrida de carros, vilão disposto a dominar o mundo e, pasmem, até viagem no tempo.


Metalinguagem pouca é bobagem, os filmes de Van Damme e nomes de outros atores são citados o tempo todo, e a cena em que ele se esconde para treinar "em um lugar onde não o procuram há mais de 20 anos" é metáfora perfeita para o auge e a decadência da carreira do astro.


Não é a primeira vez que o ator utiliza este recurso e se permite olhar para trás rindo de si mesmo. Já o fez antes em JCVD, onde ele interpreta a si mesmo, com a diferença de que no filme chega um instante em que o expectador mais sensível para de rir e percebe que há algo mais ali.


Jean Claude Van Johnson até tenta ser séria em alguns poucos momentos, mas estão tão diluídos na galhofa que não surtem qualquer efeito.


Não dá para classificar como uma série excelente, mas divertida com certeza é.


A audiência não deve ter sido lá das melhores, porque a Amazon a cancelou logo na primeira temporada.


Não foi dessa vez que o sucesso voltou a bater na porta de Van Damme.

3 visualizações

Facebook

  • Facebook Social Icon

© 2019 por FERNANDO FONTANA Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now