• Fernando Fontana

Ultimate Geek Con

Araraquara entra definitivamente para o mapa dos Eventos Geek

Realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, a Ultimate Geek Con, em seu primeiro ano, apresenta um evento recheado de atrações e estabelece como desafio para si mesma, manter o nível nas próximas edições.


Tanto a Ultimate Geek Con, quanto sua irmã mais velha, a Geek Comics Araraquara, que foi realizada em 2019 no Sesc, tomaram todas as providências para que, tanto o público quanto os artistas responsáveis pelo espetáculo, tivessem uma experiência inesquecível.


Em decorrência desse empenho, ambas obtiveram sucesso e alcançaram suas expectativas, pelo menos nesse primeiro voo.


É uma grande notícia, e se você é fã de quadrinhos, cinema, animes, K-Pop e tudo que cerca o universo Geek, deve comemorar o sucesso destes eventos e prestigiá-los. É inquestionável que a CCXP se estabeleceu como o maior evento do gênero na América Latina, mas não são todos que possuem tempo e dinheiro para se deslocar até São Paulo, cidade onde ela ocorre.


É sempre bom lembrar que o maior pecado que uma organização pode cometer é focar todas as suas energias em lucrar e esquecer do básico, porque o boca a boca é implacável, e instalações ruins, atrações que não convencem e equipe desmotivada afastam seu público na velocidade da luz.


Se depender do boca a boca, a Ultimate Geek Con deve aumentar suas expectativas para 2021.



Espaço e Público


A organização informou que cerca de 2.500 pessoas visitaram o evento durante os seus dois dias, mas no local, a impressão é que não haviam tantas pessoas.


Existem boas razões para isso; primeiro o espaço amplo, com atrações espalhadas em vários ambientes, permitindo assim que o público circulasse à vontade.


Ninguém merece ficar esbarrando o tempo todo nos outros.


Ar condicionado é vida! Mais do que apenas um luxo, tornou-se uma necessidade neste clima infernal. Haviam vários no evento e a temperatura esteve sempre agradável.


Além disso, importante destacar a educação dos que lá estiveram.


Não foi registrada uma única ocorrência em que a equipe de segurança foi obrigada a intervir. Tudo transcorreu na mais absoluta calma nos dois dias do evento, o que somado à gentileza e prestatividade da equipe de apoio, criou um ambiente seguro e agradável onde os pais podiam levar os filhos para se divertirem.


Dubladores, Vingadores e Toy Story


Seguindo o que parece estar se tornando uma tradição, os dubladores estiveram entre as principais atrações. Dessa vez, marcaram presença Marco Ribeiro (voz do Homem de Ferro, Woody de Toy Story, o Máskara, entre outros) e Duda Spinoza (voz do Capitão América, Kevin de Ben 10 e garfinho de Toy Story 4, entre outros).

Amigo, Estou Aqui!

Em um bate papo no sábado, falaram sobre a profissão, o que é necessário para ser um bom dublador, a experiência de dublar dois dos maiores heróis da Marvel Comics, e os maiores desafios de suas carreiras.


Os fãs dos Vingadores puderam curtir a voz do Homem de Ferro e do Capitão América, mas quem saiu ganhando dessa vez foram os fãs da Franquia Toy Story, já que, como dito acima, Ribeiro faz a voz de Woody e Spinoza faz a voz de Garfinho, personagem que surgiu em Toy Story 4. Isso, no entanto, foi apenas o aperitivo, o prato principal ficou reservado para o domingo.


A voz que emocionou a platéia que enchia o auditório foi a de Zé da Viola, responsável por várias músicas do desenho, incluindo o sucesso "Amigo, Estou Aqui", que foi cantado em conjunto com os dois dubladores e com o público que tinha a letra na ponta da língua.


Teve muito marmanjo segurando as lágrimas.


Sato Company

Uma prova da força que o interior começa a ganhar é o interesse da Sato Company em divulgar suas produções na Ultimate Geek.


A empresa que esteve na CCXP 2019 com um painel, agora volta suas atenções para os fãs de Araraquara e região.

Você pode não saber, mas provavelmente já assistiu muita coisa da Sato; nos anos 80, heróis como o Esquadrão Relâmpago Changeman, o Incrível Ninja Jiraya e o Fantástico Jaspion, faziam a alegria das crianças na extinta Rede Manchete.


Além dos Tokusatsu, a empresa também é responsável por trazer para o Brasil animes de peso, como Akira e Ghost In The Shell.


Em seu painel na Ultimate Geek, a Sato apresentou suas novidades para 2020, incluindo os animes "Fire Force", "Fruits Basket" que sairão em Streaming, e o longa "Lupin III - O Primeiro" que em breve estará em cartaz nos cinemas.


Também foi mantida a informação de que o filme brasileiro do Jaspion encontra-se em pré produção, e que a intenção da Sato é entregar para os fãs uma obra que honre o legado do herói que esteve presente na infância de tantas pessoas.


Artist Alley


Os desenhistas e quadrinistas puderam expor e vender seus trabalhos no centro do evento, com espaço para o público se movimentar e observar.

É, sem dúvida, uma excelente oportunidade de conhecer trabalhos que você não encontra nas bancas ou sites onde normalmente estão à venda os quadrinhos tradicionais.


Jogos de Tabuleiro

Acredite se quiser, mas nem só de Detetive e Banco Imobiliário vive o mercado dos jogos de tabuleiro. Existe todo um universo rico, com jogos de duração, dificuldade e, é claro, temáticas diferentes.


Na Ultimate Geek, além da venda de jogos cujos objetivos podiam variar de construir estradas de ferro (Ticket to Ride) até o de fornecer energia para os municípios (Power Grid), foram disponibilizadas mesas onde o público poderia aprender a jogar.


Representando a Confraria dos Observadores, estiveram no local, ensinando a mecânica de vários jogos de autoria própria, os autores do OPERA RPG, Rogério Godoy e Leonardo Andrade.


Se você ainda gasta uma tarde jogando "O Jogo da Vida" é hora de expandir seus horizontes.


K-Pop

Eu não tenho ideia de como K-Pop virou febre, mas virou, isso não dá para negar, e onde houver um Evento Geek lá estarão os fãs da música coreana.


Na Ultimate Geek não foi diferente, e rolou concurso com premiação em dinheiro.


A mocinha aí do lado é a Dalila, que com a sua apresentação levou o primeiro prêmio na categoria solo.


Se você pensou que é fácil, pensou errado! Ela dedica várias horas por semana para aprender as coreografias e já se apresentou diversas vezes, em eventos e concursos.


Cosplayers


Eles continuam sendo a alma do evento.


Difícil imaginar a Ultimate Geek Con sem a presença dos Cosplayers, que circularam pelo local tirando fotos com o público e participaram dos concursos realizados.


Na categoria adulto, venceu Jean Pierre com a fantasia de Doctor Brown do filme "De Volta para o Futuro" e na categoria infantil, o pequeno Joaquim, de apenas 11 anos, com a fantasia do Coringa.


A administração tomou o cuidado de fornecer um camarim amplo e com ar condicionado para que os Cosplayers pudessem se trocar, até mesmo mudando de personagem durante o evento.

Resumindo, com o sucesso em 2020, a realização da edição de 2021 está praticamente certa, com expectativas ainda maiores.


Que se torne uma bem vinda tradição, gerando entretenimento e empregos diretos e indiretos para Araraquara e região.








46 visualizações

Facebook

  • Facebook Social Icon

© 2019 por FERNANDO FONTANA Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now